quinta-feira, 11 de março de 2010

Post atrasado...


Sei que ao contrário de muitas mulheres que acham esse dia uma maravilha e se derretem todas por qualquer margaridinha murcha que lhes for oferecida a minha postura quanto ao assunto poderá ate chocar.

 - Acho o Dia Internacional da Mulher uma data hipócrita e preconceituosa!

Explicarei...

Por n motivos, sendo eles o número crescente de agressões domésticas, o permanente preconceito subentendido em piadas e até - vejam só! Quanta ironia, não!? - nas relações profissionais, que são latentes e estão aí e que todos fingem não ver, pois assim as coisas ficam mais fáceis e o mundo mais cor-de-rosa.

E é claro a além de todas essas constatações citadas tenho que salientar que em minha opinião o respeito e admiração não devem ser obrigados a ninguém, mas sim natos – tanto nessa quanto em qualquer tipo de relação.

E que também concordo que as mulheres devem ser contempladas como sinônimo de combinação de opostos em harmonia, sendo a força leonina das mães chefes de família que contrasta com a sua ternura e amor com os filhos e o dia-a-dia das trabalhadoras de todos os setores, dos mais pesados e masculinos aos mais atenues, entretanto sempre com feminilidade e delicadeza perfeitos exemplos disso. Enfim em todas as contradições e oposições que nos fazem únicas e indecifráveis.

No entanto é importante lembrar para alguns mais desavisados e alienados ao mundo real que acham isso tudo é muito bonito e poético de pensar: - onde esta a prática!? Não me entendam mal, sou uma grande admiradora dessas mulheres que lutaram arduamente no começo do séc XX por melhores condições de trabalho e garantia de direitos, e jamais as criticaria -seria uma burrice sem tamanho – afinal é por causa delas que hoje em dia temos voz. Minha critica não está focada nisso, mas sim o fato dessa luta ser lembrada por somente um dia e às vezes nem isso, pois com o capitalismo todas as datas viraram motivo de aumento de consumo e perderam sua real essência (mas isso e assunto para outro post).

Acredito que a batalha dessa não foi em vão e que por isso mesmo deve ser lembrada e seguida como exempla na busca de novas metas, afinal homenagens e utopias não consolidam conquistas. Somente arregaçando as mangas e trabalhando que as coisas acontecem.

                Encaro esse dia como um momento para saudar, mas também refletir e pensar em todas as mulheres que naquele exato momento estão sofrendo agressões dos seu maridos, nas meninas mutiladas em varias regiões do mundo por práticas religiosas, na submissão imposta pelas mesmas, nas mulheres que passam fome e vêem seus filhos sem perspectiva de uma vida melhor, de um mundo melhor.  É maravilhoso exaltar a beleza e a força, porém é necessário lembrar de que a muito ainda para ser feito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário